Uma nova blusa velha

Adoro aranjar roupa que está de parte há algum tempo: parece que tenho novos habitantes no roupeiro e, o melhor!, sem gastar um tostão!

Esta blusa tem já uns bons aninhos e, como podem ver, a costura do franzido com elástico estava completamente desfeita.

Blusa com costura desfeita

 

O modelo, apesar de não estar em voga hoje em dia, para mim é sempre actual pois adoro tudo o que seja meio étnico e boémio, e a moda, mais do que uma imposição de outrém, deve ser pessoal – o oriental ou boémio está sempre na minha moda!

Em casa, tinha todo o material necessário que não é mais que linha da cor da blusa – utilizei castanho escuro – e linha de costura elástica, também conhecida como lastex – como esta linha fica no avesso da peça, utilizei branca, mas existe em diversas cores, embora o branco e o preto seja o mais comum.

Para conseguir o efeito franzido com linha elástica, basta enrolar o lastex na bobina da máquina de costura, como se fosse outra linha qualquer e coser com ponto recto – simples assim! Fica apenas uma recomendação: convém rematar as costuras à mão, e insistir um pouco, pois na máquina corremos o risco de a encravar ou do remate ficar tão superficial que rapidamente a linha elástica se soltará, obrigando a refazer todo o trabalho.

E depois de duas rápidas e simples voltinhas com a minha Julieta – para quem não sabe é o nome da minha máquina de costura ;O) -, fiquei com esta linda nova blusa velha!

Blusa já arranjadinha

Deixe uma Resposta

