A arte de chulear

Este fim-de-semana, aconteceu-me um episódio engraçado relacionado com o chuleio e como há gente que vem parar ao meu blog à conta de pesquisa acerca do assunto, resolvi aproveitar a oportunidade.

De momento estou a trabalhar num projecto de decoração. O trabalho de costura na decoração é, digamos, mais pesado que no vestuário. Os tecidos são mais pesados e grossos – nem todos, mas na generalidade -, a extensão das peças é maior – a não ser que falemos de almofadinhas e afins -, as linhas mais grossas. Ora a minha Julieta, passados uns dias sobre o início deste projecto, começou a ressentir-se e resolveu fazer greve ao chuleio. Assim, lá tive de recorrer à velha técnica do chuleio à mão.

Entretanto, uma amiga quis falar comigo e, devido à distância geográfica, ligamo-nos ambas ao skype e vá de dar à língua, enquanto eu continuava a dar à mão. A mãe dela, costureira reformada, pediu que eu chuleasse de forma a que ela conseguisse ver, e passados uns momentos avisou-me de que eu não o fazia de forma correcta – deveria ser efectuado da direita para a esquerda e não da esquerda para a direita! Fiquei espantada: sempre vi a minha mãe a chulear daquela forma, a minha professora ensinara-me a chulear daquela forma, não tinha porque duvidar do que estava a fazer mas… Não retorqui, ligeiramente magoada na minha certeza de que até faço um chuleio bonito e perfeitinho – opinião partilhada pela minha professora! :O) -, mas após o final da conversa, fiz uma pesquisa e eis aqui diferentes informações:

“Chuleio – Este ponto utiliza-se para rematar costuras. É feito, em geral, na beira de um só tecido com pontos sempre iguais e quanto mais pequenos melhor. Fazem-se da esquerda para a direita. A linha não deve ficar muito esticada para que as costuras não fiquem encolhidas”, in “Mulher, método prático de corte e confecção”

Chuleio da esquerda para a direita; imagem retirada do blog ‘Ediana Paradise’, no blogspot

 

 

 

 

 

 

 

Esta é a definição que parece consensual, mas é verdade que também achei a imagem seguinte:

Da direita para a esquerda; imagem retirada do blog ‘Nuna Presents’, no blogspot

 A qualidade torna difícil a leitura mas diz “Ponto de Chuleio. Faz-se indiferentemente da esquerda para a direita ou vice-versa. Dê pontos na diagonal a espaços regulares e a uma profundidade uniforme.”

 

Pessoalmente, prefiro continuar a fazê-lo da esquerda para a direita. Confesso que experimentei da outra forma e ficou um chuleado muito inestético e imperfeito. Mas fiquei contente por ter descoberto mais uma novidade no mundo das linhas e agulhas e também por poder continuar a fazer o meu chuleado bonito e perfeitinho, na certeza que está feito como ‘manda a lei’.

4 comentários (+add yours?)

  1. Olímpio Mendesde Matos
    Jul 12, 2012 @ 18:42:33

    Intervenção de um leigo: faça chuleio como quem escreve , da esquerda para a direita . Até porque é a única forma de manter à vista o trabalho que se vai fazendo. E continue com o seu blogue .
    OMMatos, filho de modista !

    Responder

    • suzanices
      Jul 13, 2012 @ 07:52:58

      Obrigada pela visita e pelas palavras. Todas as intervenções são bem vindas, desde que vindas por bem :O). Volte sempre que quiser!

      Responder

  2. Maria Luísa
    Jul 13, 2012 @ 14:52:13

    Bem haja por estas partilhas. Para além da informação é a oportunidade de ver coisas lindas.
    Excelente fds

    Responder

    • suzanices
      Jul 14, 2012 @ 07:58:48

      Obrigada Luísa. Fico feliz por saber que há gente desse lado que vai seguindo e apreciando as minhas partilhas! Beijinhos grandes :O)

      Responder

Deixe uma Resposta

