Camisola de lã = gorro infantil

O consumismo galopante a que nos habituámos há alguns anos atrás, aliado ao presente período de mais contenção, tornam comum em quase todas as casas diversas peças de roupa não usadas.

Assumo-me adepta entusiasta da afirmação de Antoine Lavoisier: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, pelo que tudo me surge como passível de reaproveitar utilmente, e quando me deparo com projectos de reciclagem, mal consigo esperar para os colocar em prática. Tendo em conta a data que se aproxima, mais bem vindos são!

Na semana passada, coloquei o chapéu do Sherlock Holmes, andei a investigar os armários a que tenho acesso e fiquei a braços com meia dúzia de camisolas de lã e de malhinha fina. Anteriormente, já tinha visto o aproveitamente de uma peça destas num gorro para crianças e, munida da máquina de costura, tesoura, linhas, feltro e restos de lã preta, meti mãos à obra.

O resultado foi este:

Panda, versão gorro

E é realmente muito fácil de fazer.

 Começamos por cortar a camisola com 40 cm de largura, medidos junto ao cós, sem o esticar, e 25 cm de altura, a partir do cós e corta-se.

No lado avesso, cose-se (neste caso, utilizei uma máquina de overlock ou corta e cose, mas poderão fazê-lo também na máquina comum, recorrendo à opção de zig zag, ou mesmo chuleando à mão), no sentido da altura.

No sentido da largura, e ainda no avesso, com uma linha bastante resistente, fazemos pontinhos com cerca de 0,2/0,5 cm, para franzir – será assim que fechamos o gorro. Voltamos para o lado direito e o gorro em si está prontinho.

Para os olhinhos e o focinho do panda, recorri a um molde – que terei todo o prazer em enviar-vos, bastando mandar-me um email – aplicado em feltro preto.

As orelhas são dois pompons feitos com lã preta – os pompons são uma óptima forma de aproveitar restos de lã e são tão fáceis de fazer!

E pronto, eis-nos com uma lembrança de Natal para os mais pequenitos! Posso dizer-vos que a experimentei na cabecita do meu sobrinho mais velho, que tem 4 anos, e ficou delicioso…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: