E eis-nos na década de 30!

As silhuetas voltaram a ter a cintura bem marcada e os acessórios de bijuteria tornaram-se muito populares

A década de 1930! Eis uns anos curiosos em relação à História do Homem e da Moda – não poderia deixar de ser, uma vez que esta última é também consequência e expressão da primeira…

Nos anos 30, o protótipo feminino começou a mudar. O que não é de estranhar, tal as grandes mudanças em tão pouco tempo: à 1.ª Guerra Mundial – cujo final foi convenientemente celebrado durante os loucos anos 20 -, seguiu-se a Grande Depressão que abriu, ostensivamente, as portas à nova década.

Os fatos saia/casaco – estruturados e algo masculinizados – tornaram-se muito populares, assim como o regresso das roupas cintadas (em oposição às cinturas descaídas tão usadas nos anos 20!) e o surgimentos dos vestidos cortados em viés – fluídos e reveladores das curvas femininas.

Os chapéus e as luvas eram um must have no exterior, assim como os cintos e os acessórios de bijuteria, sobretudo pregadeiras, colares e pulseiras. As mangas trabalhadas – borboleta, godés, balão – foram outro elemento com bastante importância nesta década.

Para esta silhueta decidi recordar o regresso às curvas femininas, as mangas de balão e alguns dos acessórios usados.

 

PS – Recordo que faço, por encomenda, tanto agendas como diários gráficos ;O)

2 comentários (+add yours?)

  1. Olímpio de Matos
    Nov 29, 2012 @ 15:34:57

    Outra silhueta bem conseguida ! Nos anos 30 eram assim os vestidos de minha Mãe . Saudades do passado . Mais “saudades” do futuro, que vai pertencer inteirinho à criadora deste e dos outros lindos perfis nas não menos lindas agendas de 365 páginas ! Um luxo ! Parabéns, Susana. E sempre em frente .

    Responder

Deixe um comentário