Franjas para que vos quero

Na semana passada deu-me aquilo a que costumo chamar um ataque súbito de criar!

O que o despoletou foi a liberdade de duas tardes, depois de muitos dias ocupados, e uma ideia gira que vi na mais recente edição da Burda – o seu a seu dono, sempre!!! Mais, tenho que dizer que grande parte deste tutorial foi baseado no conceito publicado na Burda, mas dei-lhe o meu toque pessoal. Ora a dita revista apresenta uma reciclagem feita a uma camiseta de cavas lisa e super simples. O depois é uma camiseta de franjas, uma das tendências novamente em voga. Óptimo para quem quer mostrar alguma coisa, sem revelar tudo😉.

Tinha em casa uma camiseta que devo ter vestido duas ou três vezes; como me ficava um pouco comprida, acabei por pô-la de parte, mas sabia que não a devia deixar ir…

Cá está a camiseta - optei por deixar o bolso, como irão verificar

Cá está a camiseta – optei por deixar o bolso, como irão verificar

Comecei por desfazer a bainha para aproveitar todo o comprimento da peça. E fica já o alerta de que todo o processo é feito com a peça virada pelo avesso!

A bainha aqui já desfeita

A bainha aqui já desfeita

Depois de a vestir, decidi a que altura queria o início das franjas – no meu caso, fiquei-me pelos 16cm, a partir da cava. Marquei essa medida nas costuras laterais. Com a camiseta bem direitinha em cima de uma superfície plana, desenhei uma linha de união entre os 2 pontos, na frente e nas costas – atenção a quem tem o peito grande: deve arredondar esta linha na parte da frente para não ficar repuxada para trás!

Marcar altura

Marcar altura

Nessa linha, vamos medir de 2 em 2cm. Devemos garantir que o número de franjas seja par; neste caso foi fácil pois a camiseta tem 38cm de largura. Se a medida não for divisível por 2, terão de fazer contas!

38cm é fácil de dividir de 2 em 2cm!

38cm é fácil de dividir de 2 em 2cm!

Como esta peça não é direita – é ligeiramente evasé -, na bainha contava com 43cm, ou seja mais 5 do que em baixo do peito. Decidi desfazer-me desses centímetros adicionais, marcando o meio dos 43cm na bainha,

Meio da bainha marcado!

Meio da bainha marcado!

e a partir desse ponto, medir 19 cm (metade de 38), para cada lado.

A partir do meio, medi 19 cm para cada lado

A partir do meio, medi 19 cm para cada lado

Agora, une-se esses dois pontos aos iniciais feitos abaixo do peito.

8-unir bainha à altura franjas

Depois de fazer o mesmo em ambos os lados, vamos dividir a linha da bainha de 2 em 2cm.

Linha da bainha dividida de 2 em 2cm

Linha da bainha dividida de 2 em 2cm

E vamos unir todos os pontinhos de cima com os de baixo

10 -unir pontos

Repete-se o processo no outro lado da camiseta.

E podemos começar a CORTAR!!!!

Comecei por cortar logo nas pontas

Comecei por cortar logo nas pontas

Optei por começar a cortar logo nas pontas para me desfazer das costuras laterais e dos 5cm a mais na bainha.

Depois de tudo cortadinho, faz-se a primeira ronda de nós, unindo as franjas duas a duas.

12_unir franjas

Na foto acima há apenas um nó simples em cada união. Na seguinte, há 2 nós em cada união, tendo o cuidado de as franjas ficarem direccionadas lateralmente.

13_2.ºnó

Podemos deixar assim ou continuar as rondas…

3.ª ronda de nós, consegue-se uns triângulos com o vértice para baixo

3.ª ronda de nós, consegue-se uns triângulos com o vértice para baixo

E continuar…

4.ª ronda de nós, losângulos!

4.ª ronda de nós, losangos!

 

Eu fiquei-me por aqui, em termos de nós, mas se quiserem continuar, porque não? Outra ideia que me pareceu interessante mas não tive oportunidade de fazer seria colocar uma conta de madeira na ponta de cada franja. Talvez se cada franja tivesse 1cm de largura e não 2, fosse mais exequível!

De qualquer forma, cá está o resultado final! A gosto, podem também aparar as franjas para que fiquem todas do mesmo tamanho; eu preferi deixá-las au naturel.

Resultado final!

Resultado final!

 

Deixe uma Resposta

