Vale um corte de cabelo ;O)

A vida de desempregado não é fácil! Ora cá está uma frase generalista, cada vez mais generalizada na boca dos portugueses. Contudo, mesmo nestes tempos menos bons, todos nós temos qualquer coisa que nos permite ir levando a vida, suprindo as nossas necessidades, independentemente do seu grau.

A minha necessidade recente – bem, em bom rigor diria antes que é vontade, desejo, mais do que necessidade… – prende-se com um corte de cabelo. Mais uma vez, as mulheres entender-me-ão… os homens… bem alguns sim, a maioria nem por isso.

Mas todos entendem o conceito de economia de troca directa – aquela baseada na troca de serviços ou bens, sem meter dinheiro à mistura -, correcto? Munindo-me desse conceito tão antigo e, a maioria das vezes, tão funcional, procurei a minha cabeleireira habitual que, por acaso, é também uma amiga de longa data, e propus-lhe uma troca: um corte de cabelo por uma suzanice à escolha!

Para mal dos meus pecados, a peça escolhida foi uma bolsa com o chamado fecho da avó! Não fazem ideia do que, há já desde meses atrás, tenho tentado trabalhar com este instrumento do inferno, esse dito fecho da avó. Até me considero uma pessoa com um grau de inteligência mediano e algum engenho para analisar as coisas; não sou pessoa de fugir a um desafio relacionado com agulhas, linhas e afins, mas o fecho da avó… Para dizer o mínimo, invade-me os sonhos, tornando-os pesadelos! Mas compromisso é compromisso, e lá voltei eu às lidas da bem dita avózinha.

Um dia, levantei-me cheia de coragem (e já com o fecho bem à vista para propósitos de inspiração e mentalização – bem haja a prática de Yoga!), e não desisti enquanto não engendrei mais um método de trabalho para a pecinha. Papel sulfito, cola, tesoura, lápis… moldes para aqui, moldes para ali… desenha, copia, apaga, corta… escolhe tecido, compara texturas, combina padrões… corta, corta, corta… cose, cose, cose e… bem, até que nem saiu mal.

Bolsa rosa com fecho da avó

Para dar um outro toque e animar mais a dita, resolvi colocar-lhe uma pequena flor de tecido igual ao forro.

Agora é só submeter-me ao talento natural da minha amiga para trabalhar com cabelos. Tesouras diferentes, materiais diferentes, mas espero que o resultado seja tão bom ou melhor!

10 comentários (+add yours?)

  1. Menina Panelinha
    Mar 09, 2012 @ 01:49:09

    Olá Susana, gostei da ideia. Se quiser fazemos trocas directas.
    Vá a http://www.facebook.com/MeninaPanelinha e veja se lhe interessa!🙂

    Responder

  2. Ricardo Pontão
    Mar 09, 2012 @ 10:17:30

    Olha que engraçado, duas amigas comuns que não se conhecem, a interagir e a estabelecer trocas directas…..é o lado positivo da crise…back to basics! Ou como diria o Camões:

    “Trocando” (Cantando) espalharei por toda a parte,
    Se a tanto me ajudar o engenho e arte

    Responder

  3. Menina Panelinha
    Mar 09, 2012 @ 14:34:22

    Eheheheh… Podemos trocar o Ricardo😛 Que engraçado!🙂

    Responder

  4. Ivonerly Fernandes
    Dez 14, 2012 @ 19:51:29

    Alguem sabe onde compro o fecho da vovó para porta moedas,com furinhos para costurar,aqui no Brasil ou de outro país mas que chegue até mim,Obrigada

    Responder

    • suzanices
      Dez 14, 2012 @ 20:49:49

      Olá Ivonerly. Grata pela sua visita :O)
      Cá em Portugal há já algumas lojas onde se podem adquirir os fechos da avó com e sem furinhos, nomeadamente bazares chineses e retrosarias. Na sua cidade não encontra nada que lhe convenha? Fiz uma pesquisa na internet, para tentar ajudar, e é facto que não encontrei nada com os furinhos… Porque não entra em contacto com a Peçalândia – http://www.pecalandiabijoux.com.br/home.asp – ou com a Tecidos & Crafts – http://www.tecidosecrafts.com.br/ -, ambas brasileiras e pede alguma indicação? Também pode fazer as carteiras com os fechos sem furinhos – ao invés de coser, coloca um pouco de cola na beira do tecido, enfia no fecho e ajusta-o com um alicate para o tecido não se soltar!
      Boa sorte e bons trabalhos – fico à espera de novidades – e se precisar de algo mais, não hesite… ajudarei no que me for possível :O)

      Responder

  5. Marlene
    Jan 18, 2013 @ 13:29:07

    Boa tarde, gostaria de fazer uma bolsinha destas, ja tenho tudo o k preciso, so ainda nao percebi cmo vou coser o tecido ao fecho, uma vez que so de um lado é k tem os furinhos pa coser.. Pode indicar me? Obg

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: